29 de janeiro de 2016

Fontes de Proteína para Vegetarianos

Eu não posso dizer que sou vegetariana, porque ainda como peixes e frutos do mar de vez em quando, talvez umas 2 ou 3 vezes na semana. Me tornei (quase) vegetariana naturalmente. Desde criança não como carne vermelha, nunca gostei do gosto, cheiro, aparência e não me agradava nem um pouco olhar para aquele pedaço de carne crua e pensar que aquilo era um bichinho vivo... Assim também foi com o frango, que já na adolescência eu fui recusando e quando adulta já não como há alguns anos. Com os peixes é um pouco diferente. Como eu não faço muita questão, acabo me alimentando basicamente como vegetariana, mas estou na praia toda semana e, claro, os peixes e frutos do mar estão sempre presentes nesse ambiente e nos restaurantes que frequento! Então, quando tenho vontade, eu como. 

Tudo isso foi muito natural para mim, nunca começou por ideologia mas, quanto mais eu amadureço e me informo sobre o assunto, mais eu acho que a alimentação vegetariana será a alimentação do futuro. Acredito que isso será a evolução natural do ser humano. Não precisamos matar para comer, isso já passou, hoje temos todas as ferramentas para nos alimentar sem causar dor ou sofrimento ao próximo. Sim, o próximo a que me refiro são os animais. :) 

Que fique bem claro que respeito toooodos que comem carne, cada um sabe das suas escolhas, e cada um está numa jornada diferente. Eu mesma, por ter todas essas informações e buscar saber mais sobre o assunto, não deveria comer peixes... Porque os fatos estão aí. Não podemos ignorar: A agricultura animal é a indústria mais destrutiva do planeta hoje.

As grandes organizações, como o o Greenpeace e outras ONGs famosas se omitem sobre o assunto, afinal vivemos em um mundo capitalista, onde o interesse comercial, os acordos e "parcerias" falam mais alto... Para quem se interessar sobre o assunto, sugiro o documentário Cowspiracy, que mostra os fatos e o impacto ambiental que estamos causando por consumir produtos de origem animal.

ALGUNS FATOS:

Desmatamento: A pecuária é responsável por 91% da destruição da Amazônia.

Água: Para produzir 1 hambúrguer, usamos 660 galões de água (2498 litros) - o equivalente a 2 meses de banhos de chuveiro. E você aí achando que desligar a torneira enquanto escova os dentes e lavar a louça com mais consciência está fazendo grande diferença no desperdício de água no mundo...

Uso de terra: 1/3 da terra é desertificada devido à criação de animais. A industria pecuária cobre 45% da área total da terra.

Mudanças climáticas e efeito estufa: Enquanto essas "grandes organizações" querem que a gente acredite que o problema são a emissão de CO2 ou de outros gases que fábricas e industrias diversas liberam, hoje sabemos que só a criação de gado é responsável por 65% das omissões de óxido nitroso no mundo (que é 296 vezes mais destrutivo que o CO2).

Esse é o trailer do filme:



Além de todos esses fatos, eu acho que não temos o direito de escravizar os animais, pois é isso que fazemos: capturamos, criamos, prendemos, exploramos e matamos os animais para nosso "benefício".

Bom, opiniões de lado, também sabemos que uma alimentação com menos carne é mais saudável e que podemos encontrar toda a proteína, aminoácidos, ferro e vitaminas em fontes vegetais. Essa tabela, por exemplo, mostra que as carnes nem são a maior fonte de proteína que existe:
Esses dias encontrei essa "tabela" super completa com as principais fontes de proteína vegetal e, pra completar, ela ainda mostra quantas gramas de proteína esses alimentos têm por porção e os valores calóricos! Pode clicar que aumenta!




10 comentários:

chenmeinv0 disse...

michael kors outlet clearance
canada goose outlet
louis vuitton outlet
coach outlet
ugg outlet
fitflops sale
timberland outlet
louis vuitton outlet
michael kors bags
canada goose sale
2016.10.15xukaimin

John disse...

bottega veneta outlet
coach factory outlet online
levi's jeans
puma outlet
michael kors purse
ugg outlet store
pandora charms sale clearance
chaussure louboutin
air max outlet
coach outlet online
20161206yuanyuan

raybanoutlet001 disse...

coach outlet
michael kors handbags sale
nike outlet
longchamp outlet
coach outlet
nike air huarache
kansas city chiefs jerseys
dolphins jerseys
longchamp le pliage
polo ralph lauren

Bin@ disse...

Essa tabela com as porcentagens está completamente errada! Sou vegetariana e nutricionista, peço que reveja!

raybanoutlet001 disse...

ugg outlet
boston celtics jersey
cardinals jersey
ray ban sunglasses
falcons jersey
nike air max 90
ray ban sunglasses
canada goose jackets
nike outlet store
nike shoes

Unknown disse...

air max 90
air jordan 6
kate spade outlet
lebron 13 low
michael kors outlet
nike kyrie 3
balenciaga sneakers
prada eyeglasses
lebron 15 shoes
nba jerseys

chenlili disse...

timberland
ralph lauren
nike dunks
ray ban outlet
ralph lauren
ugg
coach factory outlet
nike blazer
ray ban sunglasses
mishka clothing
chenyingying20180309

Unknown disse...

goyard bags
off white clothing
nike mercurial
nike air max 90
adidas stan smith
hermes birkin
jordan retro 12
adidas nmd
converse outlet
yeezy boost

Unknown disse...

www0420


ralph lauren outlet
indianapolis colts jerseys
michael kors outlet
polo ralph lauren
kate spade sale
coach outlet
ray ban sunglasses
canada goose outlet
adidas yeezy
coach outlet store online

Unknown disse...

WWW0529
cheap football shirts
belstaff jackets
mulberry handbags
canada goose outlet
jordan shoes
cazal sunglasses
10 deep clothing
adidas trainers
bottega veneta outlet
jack wolfskin